topo.jpg
noticia1211813630.gif

Grupo de Nanodots Magnéticos

Equipe de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação

O Grupo de Nanodots Magnéticos foi criado no Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás em 2004, e tem como um dos objetivos fortaceler a pesquisa em nanociência na região Centro-Oeste do Brasil. A equipe de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, possui interesse no estudo de propriedades magnéticas, magnetoópticas, magnetotransporte ou ferrohidrodinâmica de nanodots magnéticos dispersos em matrizes líquidas (coóides magnéticos) ou sólidas (nanocompósitos magnéticos). Recentemente (dezembro de 2005) a equipe introduziu duas nova técnicas experimentais Birrefringência Magnética Estática e Magnetotransmissividade, abrindo uma nova linha de pesquisa em magnetoóptica, e tem expectativa de abrir novas linhas nos próximos anos. Em particular, nossa próxima técnica experimental será Magnetometria Óptica por efeito Kerr (MOKE).

Fonte: Coordenação - Nanodots